terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é.


Dorival Caymmi não estava errado. Definitivamente, quem não gosta de samba, bom sujeito não pode ser. E quando eu digo samba, é samba mesmo. Não me refiro à pagode, como vemos muita gente tocar por ai. Samba de raiz, daqueles que quando a gente ouve sente os músculos mexendo quase que involuntariamente, te forçando a sambar. E mesmo quem nunca sambou, acaba sendo levado pelo fervor que o ritmo traz.

Cartola, Noel Rosa e Paulinho da Viola que o digam. Não há nada mais envolvente do que o som do cavaquinho e do pandeiro numa roda de samba.


O samba surgiu há mais ou menos uns 90 anos, ainda na época do Brasil colonial, e até hoje tem uma influência impressionante na cultura nacional. Tem gente misturando samba com hip-hop, fazendo samba-rock, samba de gafieira, samba enrredo... Enfim, foram criados um milhão de ritmos diferentes, todos com as raízes cravadas no samba.

Dos sambistas atuais, o que mais me agrada é o  fofíssimo Diogo Nogueira. Além de lindo, o cara tem uma voz maravilhosa e só canta música boa, de raíz. Fora o samba no pé, né? Que é sem comentários.

Quem tiver interesse e gostar de um bom samba, pode procurar o DVD dele. É simplismente sensacional, acreditem.

Não Deixe o Samba Morrer
(Composição: Edson Conceição E Aloísio)

Quando eu não puder
Pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem agüentar
Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar
Eu vou ficar
No meio do povo, espiando
Minha escola
Perdendo ou ganhando
Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar





"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé." (Dorival Caymmi)


"Menino quando morre vira anjo. Mulher quando morre vira flor. Já malandro, ao morrer, vira samba." (Chico Buarque de Holanda)

Gabi Roldão.

3 comentários:

  1. Vejo que ja esta viciada, há tres dias de blog ja temos 7 posts é isso? OMG.. Vicia mesmo! Escrever é muito mais que um dom, é uma terapia. E vejo que esse talento está na família não mesmo. Seus textos estão muito bons, de conteúdo e coesão. Parabéns prima, continue assim.

    ResponderExcluir
  2. aiai, não precisa nem falar nada né?! o diogo nogueira é muito lindo e a voz dele é maravilhosa! gatíssimo!
    concordo demais com a nath! =)

    ResponderExcluir