terça-feira, 7 de setembro de 2010

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e construir um novo final.

Sábias palavras as do indescritível Chico Xavier. A efemeridade do tempo torna impossível que voltemos atrás. As palavras ditas não podem ser caladas, as imagens vistas não podem ser deletadas e, só pra piorar, as coisas ficam guardadas na nossa memória. A memória não seleciona os fatos pra evitar sofrimentos. Tudo o que foi vivido fica armazenado, se torna lembrança. Cabe a você conseguir distinguir qual delas é válida para ser lembrada e qual é melhor ser esquecida. É, falando assim até parece fácil. Mas só quem quer muito esquecer alguma coisa sabe o quão difícil isso se torna, principalmente quando a coisa em questão não é lá tão agradável de se lembrar. Eu prefiro pensar que, no final, tudo valerá a pena de alguma forma. Se houver sofrimento, que ele se transforme em aprendizado. Talvez, pensando assim, as coisas se tornem mais fáceis.

Eu tenho o maldito defeito de sofrer por antecipação. E sofro muito. Da mesma forma que, as vezes, abro mão daquilo que amo por medo de sofrer depois. O problema é que muitas vezes não percebo que, evitando o sofrimento, eu posso estar me privando de ser feliz também. Mas eu tenho aprendido, devagar e sempre.

Às vezes a gente acaba metendo os pés pelas mãos, numa tentativa desesperada de resolver um problema que nos faz sofrer. Mas ai você acaba arrumando outro problema, que só camufla o anterior, mas não traz solução pra ele. E quando se trata de relacionamentos então, nem se fala. Você abre mão de uma pessoa que você ama porque as coisas não têm dado muito certo, mesmo quando o lado bom da história poderia perfeitamente cobrir a ferida aberta. E ai você busca incessantemente por algo que te faça esquecer, que amenize o sofrimento que isso traz. Mais uma vez, você põe o carro na frente dos bois. Você se envolve com pessoas de coração leviano e acaba sendo leviano com um coração que te quer bem. Isso machuca, sabe. Isso frustra a alma e você só sofre mais. Contudo, mantenho a minha teoria de que tudo vai gerar algum aprendizado. E gera, acredite.

Hoje, olhando para trás, eu vejo que uma fera ferida não é uma fera morta. Bem como o caçador não necessariamente será sempre o vencedor. Duas pessoas se machucam e se enganam tentando esquecer uma à outra. Mas, no fim, o que resta é um mesmo sentimento, que acabou petrificado na tentativa de ser ignorado. Quando você notar o que aconteceu com você, em você e entre vocês, torça pra que não seja tarde demais.

Começe esquecendo o orgulho. Depois, permita-se perdoar e ser perdoado. Em seguida, esqueça o que não lhe fizer bem e permita que o outro esqueça também. Finalmente, renda-se como eu me rendi. Não há nada mais prazeroso que amar alguém e se permitir ser amado por este alguém. Nada melhor do que olhar pra trás e enxergar que, mesmo depois de tantas provações, o sentimento sobreviveu. Como uma fênix, você vê aquilo que mais lhe é de valor renacser das cinzas. E aí, meu caro leitor, não há porque hesitar.

Ame, viva, compartilhe, perdoe, sorria, confie, sinta, acredite, lute, erga a cabeça, tome uma direção, escolha, ouça seu coração, se apaixone todo dia, permita-se, faça alguém feliz, seja feliz, faça por você.





"Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço."
(Luiz Gasparetto)


" Recomeça, se puderes, sem angústia e sem pressa. E os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade. Enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade."
(Miguel Torga)



"É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela."
(Friedrich Nietzsche)



Gabi Roldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário