sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Told you I was trouble,


Londrina, branca, judia, jovem e insegura, seu humor se explicita no tamanho do penteado. Com 28 anos é cantora e compositora, defende o R&B e o soul. Sem mais delongas, uma (com o perdão da palavra) porra loca simplesmente extraordinária. Quem? Eu digo. Amy Jade Winehouse, a mais recente revelação da música européia que se tornou fenômeno mundial, e com razão.

Passando pela sala, vi minha mãe assistindo ao DVD dessa potência musical que é Amy. Pensei logo: por que não? Afinal, estamos falando de alguém que além de fantástica em suas composições, tem uma voz inacreditavelmente classuda e inconfundível. Quem a ouve sem nunca tê-la visto, imagina uma negra daquelas para as quais parece natural um vozeirão de arrasar. Quem a vê, inevitavelmente lembra da inesquecível Janis Joplin, branca e dos olhos claros, que parece ter sido abençoada pela voz que tem. Fato é que Winehouse tem um talento inquestionável, que parece ter nascido com ela. Um verdadeiro dom, para poucos.

Segundo a própria cantora, suas composições partem de algo que nem ela mesma entende, mas são reflexos do que ela vive em seu cotidiano, seus relacionamentos e suas aflições. Ela diz que o problema com a bebida, muito questionado mundo a fora, começou com o fim de um namoro que a deixou extremamente deprimida mas que, pelo menos, serviu para que escrevesse uma boa música, Rehab. Seu pai, Mitchell Winehouse, declarou que a situação é bem curiosa, já que hoje o mesmo namorado que a fez afundar é com quem ela se casou e por quem ela resolveu se tratar. Graças à Deus, eu diria. Não poderíamos perder alguém com tanto talento, ainda mais nos dias de hoje!

O tal namorado (que agora já é marido), Blake Fielder-Civil, já chegou a declarar ao jornal News Of The World que se sente culpado pelos vícios da cantora. Não só por tê-la feito sofrer e se afundar na bebida, mas por ter apresentado à ela outras drogas ainda mais perigosas. Felizmente eles parecem ter se tratado. Amy está voltando a fazer shows, inclusive já veio ao Brasil este ano e cantou até o ultimo minuto. Perdeu o fôlego em algumas notas, mas chegou ao fim do show regada à água  e nada mais.

Torço por ela, de verdade! Há muito tempo não se via alguém cantar o que ela canta com tanta sutileza e classe. É o tipo de artista que surge do nada, que simplesmente nasce, acontece. E isso não é algo que seja comum por ai, é uma raridade, eu diria. Espero que ela se recupere e por muitos e muitos anos continue a nos prestigiar com sua arte, seu dom. Levanto essa bandeira aqui, agora. FORÇA, AMY! Tenho certeza que iremos ouvir muito ainda sobre essa artista fantástica que Deus nos deu. Coisas boas, eu espero! Para finalizar, uma música que eu adoro! Meio melancólica, é verdade... mas linda e única, como só a Amy sabe fazer!


Love Is A Loosing Game - Amy Winehouse:  http://www.youtube.com/watch?v=nMO5Ko_77Hk


Gabi Roldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário